Med.intern

O dia a dia de um interno de Medicina.

Minha foto
Nome:
Local: Brazil

segunda-feira, setembro 25, 2006

Hipertensão e uma tarde ensolarada no posto de saúde

Dia de sol, céu azul, tempo frio e mais um dia no posto de saúde. Hoje tive a companhia de outros acadêmicos, que acompanharam as minhas consultas. Foi legal, achei que ia me sentir inibido, mas creio que me saí bem.

Mais uma vez todos os pacientes que atendi tinham quadro de hipertensão arterial sistêmica (HAS). Impressionante, estatísticamente 35% dos adultos acima de 50 anos no Brasil têm hipertensão, mas quando você está na linha de frente essa porcentagem parece subir pra uns 70%. De qualquer forma, 35% ainda é uma porcentagem bastante grande se você extrapolar esse dado pro número absoluto de pessoas acima de 50 anos no Brasil.

Cada vez mais eu percebo a importância da atenção básica de saúde. Essa experiência no posto de saúde está sendo de grande valia, muitos rótulos estão sendo desfeitos. Algo que também me deixa animado é ver como a comunidade adotou o centro de saúde, como eles respeitam e cuidam do local e dos funcionários. Ainda, os médicos que trabalham lá são fenomenais, eu só posso ir pra lá contente e voltar satisfeito.

Se você está no ciclo teórico do curso e acha que não aguenta mais, espere mais um pouco, tenha mais paciência, existe um mundo grande lá fora pra conhecer, e isso será possível quando você chegar no internato.