Med.intern

O dia a dia de um interno de Medicina.

Minha foto
Nome:
Local: Brazil

quinta-feira, setembro 28, 2006

Acolhimento

Acolhimento nada mais é do que uma triagem. É uma expressão usada para definir a triagem de urgência feita nos postos de saúde. Pois bem, hoje foi dia de acolhimento. Após termos atendido alguns pacientes e após a ausência de outros pacientes, era perto de 15h30 quando tínhamos completado toda a agenda do dia. Meu supervisor então disse: "ok, vamos agora pela livre demanda, todos os pacientes que chegarem ao posto serão atendidos em caráter de urgência, você os atenderá por ordem de chegada." Lá fomos eu e meu colega atendendo o povo que ia chegando.

Foi uma experiência bacana. Eu já fiz plantões na emergência de alguns hospitais, sei como é o ritmo frenético das consultas, mas veja que urgência é diferente de emergência. Urgência é algo importante que requer prioridade no atendimento, mas o paciente não irá morrer se esperar um pouco. Emergência é uma situação que fornece risco de morte ao paciente, ou seja, se você não intervier rapidamente, sérios problemas podem ocorrer, e isso inclui o óbito do paciente.

Atendi um jovem rapaz com um quadro de sinusite, uma mulher nos seus 20 e poucos anos pedindo aconselhamento sobre contracepção, e um homem que pedia atestado da sua deficiência auditiva pra entregar no seu emprego. Antes disso atendi uma paciente hipertensa, uma senhora nos seus 60 e poucos anos, muito simpática e que não gostava de tomar remédio.


Cheguei em casa cansado, com dor de cabeça, mas de certa forma satisfeito. Tenho uma lista de assuntos que quero revisar pra aprimorar meus conhecimentos, mas ainda não arranjei tempo suficiente pra estudar decentemente. Às vezes me dá medo de não conseguir saber tudo o que preciso saber (é, eu sei, sempre vai faltar alguma coisa...). Mas existe um mínimo de conhecimento necessário pra você ter a segurança necessária, e com certeza eu tenho ainda muito a percorrer até chegar a essa segurança.

Dica: quando comecei o curso diziam isso pra mim, e eu não coloquei isso em prática como deveria, mas mesmo assim eu digo pra você: evite o máximo possível estudar apenas para provas, ler xerox de cadernos, etc. Tente sempre ler alguma coisa nos livros, tente correlacionar isso com o que você viu nas aulas teóricas e práticas. Eu sei que é super difícil você memorizar algo quando não possui aplicação prática, é por isso que chegamos no internato com aquele medo e a sensação de que não sabemos nada, mas mesmo assim tente ao máximo estudar e ler pelo gosto do saber, tente não dar muita importância às provas, isso te dará uma carga boa de conhecimento quando você começar na prática clínica, acredite!